Foto: Courtesia da Unsplash

A maioria dos proprietários de automóveis no Angola dificilmente se preocupam com as suas viaturas até que haja uma avaria. Mas porquê esperar até precisar de arranjo? Um pouco de atenção às necessidades das suas viaturas pode garantir que o seu investimento se mantenha seguro e os seus veículos tenham a melhor aparência e funcionamento.

O
Angolacar.com vem assim introduzi-lo a esta lista de verificação de manutenção essencial do seu automóvel que o ajudará a manter em ótima forma e garantir uma viagem mais segura.

  1. Mantenha o exterior limpo: um automóvel limpo parece muito mais convidativo do que um automóvel sujo, não é? Lave-o regularmente para protegê-lo contra poeira, lama, sujidade e fezes de pássaros. Use um bom produto de limpeza para veículos e panos de microfibra para evitar que danifique a pintura.
     
  2. Mantenha o interior limpo: Limpe e aspire o interior regularmente para evitar acumulação de sujidade, maus odores e manchas nos estofos. Assim como a higiene pessoal é essencial para o nosso bem-estar, os interiores limpos são importantes e ajudam a proporcionar uma melhor experiência de condução. 
     
  3. Encerar seu carro periodicamente: Encerar o seu carro pode ajudar a proteger a pintura de raios UV, poluição, fuligem e acumulação de sujidade. Isso fará com que o seu carro pareça novo e brilhante!
     
  4. Evite uma condução brusca: um pouco de cuidado na condução pode ajudar muito a prolongar a vida útil do seu carro e evitar reparações desnecessárias e avarias repentinas. Evite acelerações repentinas, conduza devagar e cuidadosamente em estradas irregulares, evite buracos e não sobrecarregue seu carro.
     
  5. Preste atenção aos pneus: verifique sempre os pneus antes de começar a conduzir. Encha os pneus de acordo com a pressão especificada pelo fabricante. Pneus com pressão insuficiente podem resultar em menor quilometragem e condução desequilibrada. Substitua os pneus gastos e proceda à reparação dos danificados sem demora. Mantenha sempre um pneu sobressalente em bom estado para emergências.
     
  6. Preste atenção especial aos vidros: Certifique-se de que o pára-brisas, escovas dos mesmos, espelhos retrovisores e vidros estão limpos antes de conduzir. Vidros sujos reduzem a visibilidade e podem ser uma preocupação de segurança. Proceda ao arranjo ou substitua os vidros / espelhos partidos ou lascados sem demora.
     
  7. Estacione na garagem: estacionar numa garagem evita que seu carro sofra danos externos causados ​​por substâncias ácidas, como fezes de pássaros, resina/seiva de árvores, insetos mortos e elementos transportados pelo ar como poeira, sujidade e pólen. Se não tiver um estacionamento coberto, tente estacionar na sombra durante o dia para evitar danos externos dos raios solares e danos internos causados ​​pelo calor excessivo retido no interior.
     
  8. Mantenha as luzes funcionais: mantenha sempre todos os faróis, luzes traseiras e piscas limpos e funcionais. Substitua quaisquer lâmpadas defeituosas ou fundidas antes que causem possíveis problemas de segurança, especialmente durante a condução noturna.



Foto: Cortesia Pixabay

  1. Verifique o óleo do motor: verifique sempre o óleo do motor antes de fazer viagens longas. Ateste se necessário. Substitua-o de tempos a tempos para remover as poeiras abrasivas e as partículas de metal que possam afetar o desempenho e a vida útil do motor a longo prazo.
     
  2. Verifique os filtros de ar do motor: Filtros sujos e entupidos podem levar a um fluxo de ar desadequado para o motor, reduzindo a quilometragem e diminuído bastante o desempenho. Verifique o seu estado e substitua-os sempre que necessário.
     
  3. Verifique os líquidos: Faça uma verificação de rotina dos óleos do motor de vez em quando. Encha-os quando necessário para manter o seu carro em funcionamento sem problemas. O líquido de arrefecimento, óleo de travões, de direção assistida, de transmissão, nível do limpa pára-brisas, etc. devem sempre ser verificados antes de uma viagem longa.
     
  4. Verifique os limpa pára-brisas: Mantenha as escovas limpas e verifique periodicamente se há rachas e outros possíveis danos. Substitua as escovas gastas que façam barulho, que deixam riscos no pára-brisas ou que não removam a água do vidro do pára-brisas de maneira eficaz.
     
  5. Verifique os travões, cintos e baterias: O sistema de travões de um carro deve ser mantido sempre em perfeitas condições para evitar acidentes graves. Baterias e cintos também devem ser inspecionadas e substituídas periodicamente para evitar grandes avarias.
     
  6. Verifique as velas de ignição do motor: se este falhar ou apresentar problemas durante o arranque, substitua a velas de ignição. Uma só vela com defeito também pode resultar num maior consumo de combustível, falta de aceleração e baixo desempenho do motor.
     
  7. Agende revisões: Algumas tarefas de rotina de cuidados com o carro podem ser feitas em casa. Mas outras precisam de equipamento profissional e técnicos treinados. Agendar revisões regulares pode ajudar muito a manter o seu carro em boas condições.
     
  8. Procure os sinais de alerta: a maioria dos carros de hoje em dia usa sensores e indicadores para notificar sobre problemas que requeiram atenção urgente. Leia o manual do seu carro e conheça o significado dos diferentes indicadores no painel de instrumentos. Peça ajuda profissional, se necessário.
     
  9. Mantenha o chaveiro simples: não adicione outras chaves no mesmo chaveiro que as chaves do seu carro. Uma carga pesada na chave de ignição enquanto ela está inserida pode ter impacto na ignição. O peso de outras chaves enquanto a chave está na ignição pode levar ao desgaste rápido da mesma.
     
  10. Evite abastecer ao ver um camião-abastecedor: Se houver um camião-abastecedor a encher os tanques do posto de combustível, volte noutro dia ou simplesmente vá a outro posto. Quando os tanques subterrâneos estão cheios, a ação pode levantar sedimentos, que por sua vez podem entupir filtros de combustível e injetores do seu veículo.
     
  11. Verifique o alinhamento das rodas: se achar que a direção está dura ou sentir o carro puxando para um lado, verifique o alinhamento das rodas. Alinhe as rodas também, depois de colocar pneus novos. O alinhamento incorreto pode reduzir a vida útil dos pneus e também resultar numa condução desadequada.
     
  12. Mantenha as emissões sob controle: Como a maioria dos países em desenvolvimento, o Angola também está a enfrentar um rápido crescimento no uso de veículos e a consequente deterioração da qualidade do ar nas suas principais cidades. O governo tem trabalhado para reduzir as emissões dos veículos e melhorar a qualidade do ar. Seja um cidadão responsável e verifique as emissões do seu carro periodicamente para manter os padrões do país e deixar um ambiente mais limpo para as gerações futuras.

Visite Angolacar.com para obter mais dicas sobre a manutenção do seu carro e as novidades mais recentes da indústria automóvel. O Angolacar também o ajuda a encontrar carros importados a preços inacreditáveis!

E da próxima vez que você quiser comprar um carro ou uma mota, procure as ofertas no 
Angolacar.com. Quem sabe - poderá encontrar o carro dos seus sonhos por um preço surpreendente!